quinta-feira, 24 de junho de 2010

Congestão

• O que é realmente a congestão?

A congestão é, na realidade, uma alteração aguda da digestão, ou seja, uma interrupção da digestão. Essa alteração pode acontecer em qualquer nível, mas na grande maioria das vezes, acontece quando o alimento ainda se encontra dentro do estômago. Geralmente na fase inicial da digestão alguma interferência faz com que essa digestão se interrompa ou se faça de uma forma inadequada. Congestão é um termo popular, pois em termos médicos se falaria que essa pessoa teve uma indigestão ou uma dispepsia aguda.

• O que pode provocar uma indigestão?

Na realidade não existe uma causa única. Pode ser causada desde um abuso alimentar, assim como alguns hábitos que não devem ser praticados ou realizados após uma refeição. Mas na maioria das vezes ocorre por um excesso ou exagero na alimentação.

• Quais são os sintomas da congestão?

Inicialmente, o paciente que estiver com a congestão vai ter os sintomas que se referem ao estômago. Então ele vai começar a se sentir mal com uma sensação de peso e de que não está fazendo a digestão, associada a uma distensão (estufamento) do abdômen, sintomas de enjôo e náuseas, isso numa fase mais inicial. Dependendo da progressão e da intensidade isso também pode acompanhar de sintomas gerais, como um mal estar, sensação de desmaio, suor, extremidades frias e palidez da pele são alguns dos sintomas ao nível do aparelho digestivo, acompanhados ou não, de sintomas gerais.

• Por exemplo, a leitura depois do almoço pode causar uma congestão?

Geralmente não. O esforço que você faz ao ler é um esforço pequeno e isso não é uma causa de congestão.

• E tomar banho após a refeição, dá congestão?

Também não. Isso é um mito, mas realmente não é verdade.

• Como nós podemos perceber que uma pessoa está tendo uma congestão?

Pelos sintomas que eu já citei anteriormente, o paciente após ingerir alimentos, na maioria das vezes, em excesso, começa a se sentir mal. Então ele começa a referir desconforto na região do estômago, distensão, estufamento, sensação de vômito, náuseas e progredindo até mesmo para uma sensação de que vai desmaiar ou cair, que a pressão está se alterando, está pálido e com suor. Esses sintomas numa pessoa que acabou de comer ou após uma refeição recente, você deve pensar que realmente ele está se sentindo mal em decorrência daquela refeição que ele acabou de fazer.

• O que pode ser feito para ajudar uma pessoa quando ela está sofrendo de congestão?

A primeira coisa é ficar tranqüilo e tentar tranqüilizar essa pessoa. Ambientes bem ventilados, se ela está com uma roupa bem apertada, afrouxar as roupas, deitar essa pessoa se ela estiver com uma sensação de desmaio, evitar dar medicação porque, na grande maioria das vezes, isso vai acabar passando ou se resolvendo espontaneamente.

• Quando a pessoa passa mal e se automedica, por exemplo, com efervescentes. Isso é correto?

Uma pessoa que está tendo uma congestão, além das medidas gerais de tranquilização, o uso de alguns medicamentos geralmente receitados por leigos, na fase aguda, esse medicamento vai dar um certo alívio porque ele vai auxiliar o estômago a fazer a digestão. São os efervescentes, os antiácidos e pode-se também associar medicamentos que evitem a náusea e o vômito. Mas a gente prefere que não se use nada porque a congestão é realmente um fato bem agudo e que, na maioria das vezes, vai passar dentro de algumas horas, por isso, deve-se evitar a medicação. Ela pode ser usada, mas deve ser evitada. Usada só em último recurso e se houver necessidade, encaminhar essa pessoa a um serviço médico de urgência.

• É possível morrer de congestão?

Não. A congestão em si, ou a indigestão dificilmente leva uma pessoa ao óbito. O que pode acontecer é que se essa pessoa tem outras doenças, ela pode, de repente, desencadear uma crise de hipertensão ou outras coisas, mas isso é muito raro e só da congestão a pessoa não vai morrer.

• Quais os alimentos que podem causar congestão?

Qualquer tipo de alimento pode causar uma congestão ou uma indigestão. Na realidade o que vai depender é a quantidade que essa pessoa comeu, a forma com que ela comeu, o horário que ela comeu ou o que ela fez após ter se alimentado. Principalmente o que causa a congestão é o excesso, na grande maioria das vezes.

• Após as refeições é necessário esperar para praticar atividades físicas, como, por exemplo, mergulhar?

Na realidade, após uma refeição nós devemos aguardar um certo tempo para fazer alguma atividade física maior, porque nesse momento pós-refeição, o nosso sangue está direcionado para o aparelho digestivo, para melhorar a absorção e a digestão. Então se você vai praticar uma atividade física muito pesada, esse sangue que está indo para o aparelho digestivo vai ser direcionado para os músculos e isso pode causar uma interrupção dessa digestão que estava ocorrendo. O ideal e recomendado, é que após uma refeição não se pratique atividades físicas pesadas.

• Existe diferença no tempo de digestão de um alimento para o outro?

Com certeza. Sabemos que os líquidos geralmente saem rapidinho do estômago, pois você os ingere e em pouco tempo, ele já passou do estômago e está ao nível do intestino. Já os alimentos, quanto mais gordurosos, mais tempo eles vão demorar em serem digeridos. Os carboidratos (massas e açúcares) já têm uma digestão muito mais rápida e as proteínas (carne, leite) têm um tempo de digestão intermediária, ou seja, não tão rápido quanto às massas e nem tão demorado quanto à gordura. Então o tipo de refeição que você faz vai interferir no tempo que o seu estômago vai gastar para digerir e isso também implica em quanto tempo você deve esperar para fazer uma atividade física depois.

• É bom repousar depois das refeições?

Após uma refeição, o sangue é direcionado num fluxo maior para o aparelho digestivo, por isso, você deve evitar atividades físicas vigorosas, não necessariamente você tenha que deitar após uma refeição. Inclusive, em algumas doenças do estômago, a gente pede para que o paciente não deite após as refeições. O que deve ser evitado é fazer uma atividade física grande e vigorosa.

2 comentários:

  1. tive uma congestao , jantei e deitei me amas 2hors depois , acordei com muintas dores nos intestinos passados 2horas e assim continuoupela noite dentro , so pela manha consegui vomitar, 3 vezes seguidas , mas nao ficou por ali continuei com as dores e nada podia fazer , comer nem beber proque as dores aumentavoa e vomitava, foi assim por 3dias

    ResponderExcluir
  2. acho que tive uma congestao nao sei pois depois que almoçei eu fui direto para o pc e na hora senti uma sensaçao que ia desmaiar que estava caindo mais nao foi so por causa disso anteriomente eu comia de mais comia deitava comia ia trabalhar comia ia para o colegio e etc. e depois desses sintomas fui no medico fiz enxame de eletro encifalograma,de sangue,raio x da cabeça e etc.mais nao sei se pode me responder por esses sintomas que senti pode ser mesmo uma congestao? pois senti tambem varias vezes que tipo que tudo que eu via parecia um filme sensaçao de estar desconectado e etc pode ter sido uma congestao?

    ResponderExcluir