Pneumonia
A pneumonia é uma doença na qual os sacos pequenos cheios de ar nos pulmões (alvéolos), responsáveis por absorver oxigênio da atmosfera, ficam inflamados e inundados com fluido. Pneumonia é uma doença comum, que afeta todos as faixas etárias, e é uma das principais causas de morte entre idosos e pessoas cronicamente doentes. Existem vacinas para prevenir alguns tipos de pneumonia.
Causas da pneumonia
Pneumonia pode ter várias causas, incluindo infecção por bactérias, vírus, fungos ou parasitas. Pneumonia também pode resultar de irritação química ou física nos pulmões. Abuso de álcool e outras doenças médicas, como câncer no pulmão, podem ocasionar pneumonia. A pneumonia também pode ter causa desconhecida, porém o mais comum é que ela seja provocada por invasão de microorganismo, geralmente vírus ou bactéria, nos pulmões que provoca resposta do sistema imunológico à infecção.
Sintomas da pneumonia
Os sintomas associados à pneumonia incluem tosse, dor no peito, febre e dificuldade de respirar. As pessoas com pneumonia geralmente têm uma tosse que produz catarro esverdeado ou amarelo. Febre alta pode vir acompanhada de tremores. A falta de ar também é comum, assim como dor no peito durante respiração profunda ou tosse.
Pessoas com pneumonia podem tossir sangue e experimentar dor de cabeça. Outros sintomas possíveis são perda de apetite, fadiga, pele azulada, náusea, vômito, alterações de humor, dor nas articulações ou dores musculares. Em idosos as manifestações dos sintomas da pneumonia podem não ser típicos. Eles podem desenvolver confusão ou experimentar falta de equilíbrio, que pode ocasionar quedas. Crianças pequenas podem ter muitos dos sintomas descritos, porém em muitos casos ficam simplesmente sonolentos e com menos apetite. Os sintomas de pneumonia requerem avaliação médica imediata.
Diagnóstico da pneumonia
Se há suspeita de pneumonia baseada nos sintomas e achados encontrados no exame físico feito pelo médico, mais investigações são necessárias para confirmar o diagnóstico. As ferramentas para diagnóstico incluem exame do catarro e raio-x. O raio-x é geralmente usado para diagnóstico em hospitais e algumas clínicas com esse instrumento. Ocasionalmente, tomografia computadorizada do peito ou outros testes podem ser necessários para distinguir pneumonia de outras doenças.
Tratamento da pneumonia
O tratamento depende da causa da pneumonia. Pneumonia bacteriana é tratada com antibióticos. O prognóstico depende do tipo de pneumonia, tratamento adequado, complicações e estado de saúde geral. A maioria dos casos de pneumonia pode ser tratada sem hospitalização. Geralmente antibióticos orais, descanso e fluidos são suficientes. Porém, pessoas com pneumonia que têm problema para respirar, idosos e aqueles com outros problemas médicos, podem necessitar tratamento mais avançado. Se os sintomas piorarem, a pneumonia não melhorar com tratamento em casa, ou ocorrerem complicações, a pessoa geralmente deve ser hospitalizada. Pessoas que têm dificuldade de respirar devido à pneumonia podem necessitar oxigênio extra. Indivíduos extremamente doentes podem necessitar de cuidados intensivos, muitas vezes incluindo intubação e ventilação artificial.
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário