domingo, 23 de maio de 2010

Derrame Pleural

Definição
Derrame pleural é a presença de líquido (plasma, sangue, líquido tumoral, etc) no espaço entre o pulmão e a parede torácica. Pode ser decorrente de várias doenças, como: um câncer de pulmão ou da própria pleura, após uma pneumonia ou doenças do abdome, ou devido à metástase de um tumor de outra região, entre outras.

O que é a cavidade pleural?
É o espaço existente entre a pleura visceral (membrana que envolve externamente o pulmão) e a pleura parietal (membrana que envolve internamente a caixa torácica).

Qual o problema de se ter um derrame pleural?
A presença de líquido nesse espaço irá fazer com que o pulmão não consiga obter a expansão total. Portanto, a pessoa sentirá intensa falta de ar e o pulmão ficará atelectasiado (murcho), podendo causar morte ou ser fonte de infecções pulmonares de repetição.

Como lidar com o derrame pleural?
Inicialmente deve ser feita uma história clínica, acompanhada de uma avaliação do Cirurgião do Tórax, que irá fazer uma punção do líquido (toracocentese) e biópsias da pleura (clique nos links para saber mais). O material coletado nesses exames deve ser enviado para o laboratório de análises clínicas e também para o patologista.

Como tratar esse tipo de derrame?
Dependendo do diagnóstico desse derrame pleural, será instituído o tratamento definitivo com drenagem do tórax, ou pleurodese, realizada por meio de cirurgia convencional, vídeo-cirurgia (clique nos links para saber mais) ou com o uso do pleuroscópio. Por meio desses procedimentos o derrame estará definitivamente tratado. Dessa maneira a pessoa não mais sentirá falta de ar, o pulmão se manterá expandido e o derrame não irá recidivar (ressurgir). Esse procedimento poderá prolongar ou salvar a vida de uma pessoa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário