domingo, 23 de maio de 2010

Metástase Pulmonar

Definição
Metástase(s) costumam aparecer em uma radiografia de tórax como um ou mais nódulos. São decorrentes de um câncer de outra região do organismo, como por exemplo: câncer de útero, próstata, cólon, mama, rim, cabeça e pescoço, sarcomas, tireóide, melanomas, etc. Esses cânceres lançam suas células através da corrente sangüínea ou linfática e se implantam no pulmão. Se não forem tratados, irão aumentar progressivamente e gerar insuficiência respiratória e morte.

Havendo em uma radiografia do tórax a suspeita de metástase(s), o que fazer?
Deve-se fazer uma tomografia de tórax com contraste que, possivelmente, irá demonstrar outras metástases que não apareceram na radiografia.

Após a tomografia, o que fazer?

Haverá ao menos duas situações:

1- Somente um nódulo suspeito de metástase

2- Mais de um nódulo suspeito de metástase

Os exames de radiografia e tomografia servem para demonstrar os nódulos e suas características. Dessa maneira, consegue-se sugerir se a doença tem probabilidade de ser metastática. A partir daqui, para sabermos se o(s) nódulo(s) é(são) realmente metastático(s) (de outros órgãos) ou se é um tumor primário do pulmão, deve-se levar em consideração se há:

1) Somente um nódulo suspeito de metástase

Nesse caso, o nódulo pode ocorrer, por exemplo:

- Quando a pessoa já teve um tumor de mama. Nesse caso, há 32% de chance de um nódulo pulmonar ser metastático e 60% de chance de ser primário de pulmão.

- Quando a pessoa já teve um tumor de cólon. Nesse caso, há 48% de chance de um nódulo pulmonar ser metastático e 52% de chance de ser primário de pulmão;

- Quando a pessoa já teve um tumor tipo sarcoma e melanoma. Nesse caso, há 70% a 85% de chance de um nódulo pulmonar ser metastático.

2) Mais de um nódulo suspeito de metástase

Geralmente eles aparecem devido à metástase do tumor que o indivíduo possuía anteriormente e que já tratou, ainda que surjam 5 a 10 anos após.

Portanto, deve-se tentar obter um diagnóstico histológico da(s) lesão(ões) por meio de broncoscopia (exame endoscópico do pulmão). Se isso não for possível, deve-se fazer uma cirurgia para retirar o nódulo suspeito de metástase.

Porém, devemos seguir alguns critérios antes de pensar em indicar o tratamento cirúrgico:

1) A doença primária deve estar controlada;

2) Ausência de metástases em regiões extrapulmonares;

3) Deve haver reserva pulmonar para a ressecção.



Sintomas
A maioria dos casos não apresenta sintomas e as metástases são normalmente encontradas em uma radiografia de tórax de controle em pacientes que já tiveram um tumor em outra região. Deve-se fazer radiografia de tórax ao menos uma vez por ano, durante cinco anos, em todas as pessoas que tiveram câncer de outras regiões, pois o pulmão é o principal órgão a apresentar metástases. Podem ocorrer sintomas como: falta de ar (dispnéia), dor torácica, tosse e tosse com sangue (hemoptise).

Tratamento clínico – quimioterapia / hormonioterapia / radioterapia
Muitas vezes o tratamento que surtirá melhor resultado é o cirúrgico, DESDE QUE a doença primária esteja controlada. Em casos que respondam bem à quimioterapia/hormonioterapia ou radioterapia, esses tratamentos podem ser realizados, mas se não houver resultados satisfatórios (desaparecimento ou diminuição das metástases), deve também ser revista a possibilidade do tratamento cirúrgico.

Tratamento cirúrgico
Geralmente a cirurgia para retirada de metástase(s) é realizada com técnica de cirurgia minimamente invasiva ou cirurgia convencional. Pode ser realizada em um só lado do tórax ou nos dois lados, seqüencialmente, quando há metástase(s) dos dois lados. Raramente realiza-se a ressecção através de vídeo-cirurgia do tórax.Portanto, prefere-se retirar a(s) metástase(s) quando elas são de pequenas dimensões, para evitar que grande área pulmonar seja perdida.

Pós-operatório e resultados
O pós-operatório da maioria dessas cirurgias é de 2 a 7 dias de internamento hospitalar, e depende de que tipo de procedimento foi executado (ressecção da metástase ou das metástases, lobectomia, etc). Após esse período, a pessoa pode retornar às suas atividades normais, incluindo as atividades físicas.

Os resultados dependem de que doença primária ocasionou a(s) metástase(s), quanto tempo levou para aparecer(em) após o diagnóstico da doença primária, o número de metástases, e a sua localização. De maneira geral, as chances de cura são razoáveis e as seqüelas são leves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário