sexta-feira, 16 de abril de 2010


Anorexia Nervosa



Anorexia nervosa é um distúrbio psiquiátrico caracterizada por uma redução da ingestão de alimentos devido à uma ansiedade profunda quanto ao ganho de peso. Pessoas com Anorexia Nervosa tendem a se exercitar exageradamente e apresentam padrões bastante peculiares no preparo de sua comida.

A Anorexia Nervosa freqüentemente associa-se a fortes problemas emocionais, até mesmo a necessidade de se fazer novos amigos ou as alterações de maturação sexual. As dinâmicas familiares estão sendo reconhecidas como fatores importantes nesta doença – alguns pacientes querem ser “crianças modelo”.

As manifestações da doença podem variar desde leves até casos fatais. Se forçada a comer, a pessoa pode vomitar após a refeição. As perdas de comida levam a uma perda de peso, e nas mulheres a menstruação pode cessar. O corpo anoréxico, em jejum de calorias, começa se alimentar de suas próprias proteínas musculares, levando a irregularidades no ritmo cardíaco ou mesmo insuficiência cardíaca congestiva.

O diagnóstico precoce da anorexia nervosa pode ser difícil. A pessoa, especialmente o adolescente, comumente nega que qualquer coisa esteja errada.

O tratamento começa com medidas que melhores os hábitos alimentares e aumentem o peso do paciente. A isto se segue terapia para superar as bases emocionais do distúrbio. Nos casos mais graves, pode-se necessitar de hospitalização para salvar a vida da pessoa. O tratamento inclui terapia individual, familiar ou em grupo e geralmente é a longo prazo. Antidepressivos podem ser úteis. Deve-se fazer uma avaliação cuidadosa para excluir outros distúrbios psiquiátricos, como a depressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário