quarta-feira, 14 de abril de 2010

Leucemia Mielóide aguda

O que é leucemia mielóide aguda?

A leucemia mielóide aguda adulta é um tipo de câncer no qual a medula óssea fabrica mieloblastos (um tipo de célula sanguínea), células vermelhas sanguíneas ou plaquetas anormais.

Leucemia mielóide aguda adulta é um câncer do sangue e medula óssea. Esse tipo de câncer geralmente piora rapidamente se não for tratado. Esse é o tipo mais comum de leucemia aguda em adultos.

Em condições normais, a medula óssea fabrica células tronco (células imaturas) que se desenvolvem em células sanguíneas maduras. A célula tronco sanguínea pode tornar-se uma célula tronco mielóide ou uma célula tronco linfóide. As células tronco linfóides se desenvolvem em células brancas sanguíneas. Já as células tronco mielóides podem se desenvolver em um dos três tipos de células sanguíneas maduras:
* Células vermelhas sanguíneas, que carregam oxigênio e outros materiais para os tecidos do corpo.
* Células brancas sanguíneas, que combatem infecções e doenças.
* Plaquetas, que ajudam a prevenir sangramentos causando coagulação sanguínea.

Na leucemia mielóide aguda as células tronco mielóides geralmente se desenvolvem em um tipo de célula branca imatura chamada mioloblasto. Os mioloblastos na leucemia mielóide aguda são anormais e não se tornam células brancas saudáveis. Algumas vezes na leucemia mielóide aguda muitas células tronco se desenvolvem em células vermelhas ou plaquetas anormais de leucemia. As células de leucemia podem se acumular na medula óssea e sangue, fazendo com que haja pouco espaço para as células sanguíneas saudáveis. Quando isso acontece, pode ocorrer infecção, anemia ou sangramento fácil. As células de leucemia pode se espalhar para outras partes do corpo, incluindo o sistema nervoso central (cérebro e cordão espinhal), pele e gengiva.

Fatores de risco para leucemia mielóide aguda:

Tudo que eleva o risco da pessoa de ter uma doença é chamado fator de risco. Ter fator de risco não significa que terá câncer. Da mesma forma, não ter fator de risco não significa que ficará livre de desenvolver a doença. Possíveis fatores de risco para leucemia mielóide aguda incluem:
* Ser homem.
* Fumar, especialmente depois dos 60 anos.
* Ter sofrido tratamento com quimioterapia ou radioterapia no passado.
* Ter sido tratado na infância para leucemia aguda linfoblástica.
* Ter sido exposto ao químico benzeno.
* Ter histórico de desordem sanguínea.

Sintomas e sinais de leucemia mielóide aguda:

Possíveis sinais e sintomas de leucemia mielóide aguda incluem febre, cansaço e sangramento fácil. Os primeiros sinais de leucemia mielóide aguda são parecidos com aqueles de gripe e outras doenças comuns. Um médico deve ser consultado caso ocorram:
* Febre.
* Falta de ar.
* Sangramento fácil.
* Fraqueza.
* Perda de peso ou perda de apetite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário