quarta-feira, 7 de abril de 2010

Fibrose

Fibrose Pulmonar


O que é Fibrose Pulmonar (Doença Intersticial Pulmonar)?


Fibrose pulmonar é a substituição do tecido pulmonar normal por um tecido cicatricial. É causada, na maioria das vezes, pelas Doenças Intersticiais Pulmonares (DIP). Neste grupo estão incluídas algumas dezenas de doenças que têm em comum o fato de causarem inflamação na parte terminal dos pulmões (alvéolos), levando a progressiva cicatrização e fibrose pulmonar. As doenças intersticiais caracterizam-se por serem crônicas de evolução lenta, tendo dois sintomas principais: falta de ar progressiva e tosse seca.

As principais causas de DIP são: inalação de poeiras inorgânicas ou pneumoconioses (silica, asbestos), poeiras orgânicas ou pneumonia de hipersensibilidade (criadores de aves, mofo, sauna, ar-condicionado), drogas (quimioterápicos, amiodarona, cocaína), doenças reumáticas e doenças pulmonares de origem desconhecida (sarcoidose, bronquiolite, fibrose pulmonar idiopática).

O diagnóstico é baseado na história clínica (principalmente em casos de exposições ambientais e profissionais), nas alterações tomográficas e, eventualmente, no estudo das células ou do tecido alveolar (lavado broncoalveolar e biópsia pulmonar).


Como as Fibroses Pulmonares (DIP) são avaliadas no NAT?

Como esse grupo é composto por várias doenças distintas, é fundamental um diagnóstico específico para definir um tratamento e um prognóstico adequados. Para tanto, o NAT está apto a realizar todas as etapas envolvidas no diagnóstico e acompanhamento desses pacientes:
  1. Avaliação clínica: possuímos médicos especializados inclusive no grupo de doenças raras, que aplicam um questionário específico.
  2. Avaliação laboratorial: o laboratório clínico do HSL (Fleury) está capacitado para execução dos principais exames necessários, especialmente aqueles relacionados à pesquisa de auto-imunidade (doenças reumáticas).
  3. Avaliação radiológica: os exames radiológicos, especialmente a tomografia computadorizada, são fundamentais para o diagnóstico dessas doenças. A equipe de radiologia do HSL possui médicos especialmente treinados em doenças intersticiais.
  4. Avaliação da Função Pulmonar: tem importância no diagnóstico e no seguimento terapêutico. O NAT possui médicos treinados nessa área e moderno equipamento de avaliação funcional pulmonar, incluindo: espirometria, medição de volumes, difusão de CO e testes de exercício.
  5. Estudos das células pulmonares e biópsia pulmonar: quando o diagnóstico não é atingido com as etapas anteriores, a obtenção de material pulmonar para estudo microscópico é necessária. Dependendo do caso, pode-se optar por:

    • Broncoscopia: realizado com um aparelho de endoscopia, permite a retirada de células e líquidos pulmonares (lavado broncoalveolar) e a realização de biópsia transbrônquica. A equipe de broncoscopia do NAT está habilitada para a realização dos dois procedimentos, inclusive sob anestesia geral; enquanto os laboratórios clínico e anátomo-patológico estão preparados para todas as etapas do processo, inclusive com subtipagem de linfócitos.
    • Bióspsia cirúrgica: nos casos mais complexos, ou naqueles em que a broncoscopia não esclareceu o diagnóstico, está indicada a biópsia cirúrgica. Nossa equipe de cirurgiões é altamente capacitada para realizar a biópsia, tanto por via aberta (convencional) quanto toracoscópica (tipo laparoscopia).
Como as Fibroses Pulmonares (DIP) são tratadas no NAT?

O tratamento varia conforme o diagnóstico final. Naqueles pacientes com grau avançado de fibrose pulmonar, ainda não há um tratamento capaz de revertê-la. Entretanto, existem opções que ajudam a melhorar a qualidade de vida:
  1. Interrupção do tabagismo: o cigarro agride o pulmão e facilita o risco de infecções.
  2. Oxigênio: à medida que a fibrose piora, muitos doentes necessitam do oxigênio para melhorar sua qualidade de vida.
  3. Exercício: contribui para melhoria da capacidade física e, portanto, da qualidade de vida.
  4. Nutrição: muitos doentes perdem peso, o que enfraquece os músculos da respiração. O NAT oferece um serviço de nutrição e orientação para uma dieta balanceada.
  5. Medicamentos: o tipo e as doses variam conforme a indicação. As principais drogas utilizadas são:

    • Corticóide
    • Imunossupressores
    • Outros: Colchicina, Acetil-cisteína.
Existem, atualmente, inúmeros estudos experimentais para encontrar novas medicações para a Fibrose Pulmonar (DIP). Seu médico estará em condições de orientá-lo a respeito da relevância de cada estudo para o seu caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário